Blog
04 março 2021
Manutenção Preventiva em Guindaste
Tudo na vida precisa de manutenção e com os guindastes não é diferente. Você sabia que sua manutenção não deve ser feita de seis em seis meses ou quando o sensor aponta que o nível do óleo está baixo, por exemplo.
A manutenção deve ocorrer diariamente e alguns pontos são cruciais nesta checagem, como: O desempenho do motor e dos dispositivos de elevação e giro, o nível de óleo, entre outros. Esse cuidado permite assegurar que tudo o que faz a máquina funcionar esteja nas mais perfeitas condições.
Em geral a manutenção é dividida em cinco situações:
1 – Manutenção Periódica e/ou Inspeção de rotina – Essa manutenção é baseada no tempo e pode ser feita com tarefas simples como: lubrificação, calibração de componentes; inspeções visuais; checagem de parafusos entre outros.
2 – Manutenção Preventiva – Como o próprio nome diz, a manutenção preventiva tem como objetivo evitar falhas. Ela é programada por um especialista
3 – Manutenção Corretiva – É feita quando o problema ou falha já ocorreu. Ela é definida por um conjunto de atividades realizadas para corrigir um mau funcionamento ou substituição de peças.
4 – Manutenção Preditiva – Esta manutenção tem como objetivo fornecer relatórios contínuos sobre o desempenho do equipamento para as ações corretivas específicas.
Importante destacar que a manutenção feita em guindaste é regulamentada por uma série de normas. E, que você pode e deve solicitar sempre que possível informações sobre os guindastes bem como as devidas manutenções.