Blog

07 junho 2021

Gerenciamento de risco

O controle de riscos no funcionamento de guindastes deve ser minuciosamente planejado. Tanto cuidado assim tem uma preocupação, o sucesso na operação e minimizar ao máximo possíveis acidentes graves como tombamento de máquina, queda de objetos entre outros.

O guindaste é capaz de manusear objetos pesados, levantar e mover cargas, elevar peças em altas alturas. Talvez o que não se imagina é que para fazer uma operação com este equipamento que é robusto e durável é necessário um planejamento cuidadoso, seguir todas as regras que regulamentam tal atividade e, é claro, a participação de profissionais qualificados.

É importante estar atento a todos os detalhes, isso porque o risco não pode ser eliminado. Saída para uma operação bem-sucedida é se antecipar aos problemas e garantir um nível de segurança aceitável.

Um dos maiores riscos que envolvem a operação de guindastes é o tombamento da máquina, que pode acontecer por falha no processo de estabilização. Problemas de afundamento de guindaste, este tipo de problema ocorre devido a falhas ao calcular as dimensões do terreno ou devido a sobrecargas não calculadas.

Outros problemas que também podem aparecer devido a falha no planejamento é a quebra da quebra da lança, ocasionada por sobrecarga, queda de objetos e choque.

Afinal, como deve ser o planejamento?

Em situações que exigem uma complexidade maior o plano de ringging não deve faltar. É bem verdade que para qualquer operação com guindaste, seja ela simples ou não, deve haver um planejamento prévio.

Três pontos devem ser levados em consideração ao realizar um planejamento de movimentação de guindaste:

1 – Equipamentos
2 – Pessoas qualificadas
3 – Procedimentos

Fale com a ML Guindastes
Enviar para WhatsApp